Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Dia do professor- atividades práticas para Educação Infantil



.Leia e explique o texto informativo
.Conte um pouco sobre o seu trabalho e convide outro professor para falar também.Respondam às perguntas dos alunos.
.Pergunte aos alunos sobre outros professores que já tenham tido ou que tenham no momento (natação, balé, etc): o nome, o que eles ensinam, como é o jeito de ensinar deles.
.Proponha aos alunos a criação de uma pintura coletiva para você guardar como lembrança
.Faça um cartão de “retalhos”, com desenhos dos alunos. Explique que você também vai guardar como lembrança.


Texto informativo

Antigamento não existiam escolas. Todo mundo aprendia em casa. E os meninos tinham aulas diferentes das meninas. As pessoas achavam que as meninas não precisavam aprender muito, porque elas iriam se casar e ficar cuidando da casa o tempo todo (cozinhando, lavando, passando roupa...). Por isso, os meninos aprendiam a ler e a escrever, e as meninas aprendiam a costurar, a bordar e a cuidar da casa.
Os professores iam até a casa das pessoas para ensinar. Mas só as famílias muito ricas podiam pagar. Nas famílias mais pobres, ninguém aprendia a ler e a escrever. Hoje, meninos e meninas vão para a escola e aprendem as mesmas coisas.
Para ser professora, uma pessoa tem de estudar muito hoje em dia. Tem de aprender como ensinar as crianças a ler, escrever e fazer conts.
Mas mesmo assim o professor não sabe tudo, tudo. Quando ele fica em dúvida sobre alguma coisa, vai estudar mais um pouquinho. E é por isso que podemos dizer que todo mundo às vezes é professor e às vezes é aluno. Voc~e também não percebe às vezes que tem muita coisa para ensinar?


Pintura coletiva
Numa folha grande de papel pardo, cada aluno faz a marca de sua mão, com guache (carimbando a mão) ou contornando-a com caneta hidrocor. No meio do desenho, escreve o seu nome.





Cartão de retalhos
Corte folhas de cartolina em quadrados iguais. Fure dos dois lados. Dê um cartão a cada aluno, para que façam um desenho ou colagem e assinem.




Com a ajuda dos alunos, junte os desenhos para formar um cartão único. Amarre com lã ou com fitas coloridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário