Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Meio Ambiente (9)-Desenvolvimento

Ainda falando sobre o planeta Terra, os alunos da quarta série, estudaram mais um texto extra relacionado ao assunto e realizaram as atividades propostas:

Geografia / Língua Portuguesa / Matemática


Conhecendo melhor o Planeta


Distância do Sol: 1 unidade astronômica ( em torno de 150 milhões de quilômetros)
Área total do planeta: 510.000.000 Km2
Área dos mares e oceanos: 360.630.000 Km2
Profundidade média dos oceanos: 3.795 Km
População mundial: 5.800.000.000 em 1997
Concentração urbana: 45% da população mundial vive em cidades.
Número de nascimentos no mundo:
Por ano: 86.000.000
Por mês: 7.166.667
Por semana: 1.791.667
Por dia: 255.953
Por hora: 10.665
Por minuto: 178
Por segundo: 3

Leia as situações problemas e responda no caderno:
1.Considerando a área total do planeta e sabendo a área de oceanos e mares, calcule as áreas de terra:
510.000.000
-360.630.000

149.370.000

2.Escreva por extenso os números de nascimentos por ano e por semana no mundo:
oitenta e seis milhões
um milhão, setecentos e noventa e um mil, seiscentos e sessenta e sete.
3. Considerando a medida da unidade astronômica calcule:
2 unidades astronômicas 300.000.000
4 unidades astronômicas600.000.000
6 unidades astronômicas900.000.000


A próxima atividade do projeto foi apresentada aos alunos das turmas de segunda, terceira e quarta séries, através do texto abaixo:

Geografia / Língua Portuguesa




Foi pedido aos professores que levassem o globo terrestre para a sala de aula, para que os alunos observassem sua forma esférica e também pudessem perceber que não era possível visualizar toda a Terra de uma só vez, desta forma, ficaria mais fácil para que os alunos entendessem o porque da existência do planisfério, dos mapas e das diferentes formas de se representar o planeta.

Além disso, os aluno observaram no globo terrestre, as cores utilizadas nos continentes e nos oceanos.

Os alunos do período da tarde, não tiveram aula prática a respeito do globo terrestre. As professoras apenas explicaram oralmente o assunto e mostraram o globo terrestre aos alunos.



Continuando a falar sobre o planeta Terra e suas representações, os alunos das turmas da segunda, terceira e quarta séries, estudaram o texto abaixo:

Geografia / Língua Portuguesa



As atividades deste capítulo não foram desenvolvidas com os alunos de Jardim à Primeira série.

Porém os alunos do período matutino tem apresentado um grande interesse pelo assunto, mesmo nas atividades teóricas e nas interpretações de texto que lhe são solicitadas. Abaixo alguns momentos de trabalho com interpretação nas turmas de segunda, terceira e quarta séries:





O próximo passo, uma vez que os alunos já se entenderam situados no sistema solar e no planeta Terra foi localizar o nosso país no mundo, e para isso foi utilizado o texto abaixo e pedido para que os alunos realizassem atividades escritas de interpretação de texto, e, abrindo espaço para a matemática na observação e conotação dos numerais ordinais:

Geografia / Língua Portuguesa / Matemática


Os alunos de Jardim, Pré e primeira séries, realizaram a identificação e a pintura do mapa do Brasil abaixo:


Uma vez localizado o Brasil no continente, os alunos da segunda, terceira e quarta séries aprenderam mais algumas informações sobre o país e realizaram as atividades escritas, entrando na área matemática com a leitura e escrita por extenso dos numerais do texto:

Geografia / Língua Portuguesa / Matemática

Os alunos menores não realizaram a atividade acima, pois o trabalho com representações e mapas é muito complexo para crianças que ainda não chegaram aos altos níveis de abstração. Desta forma, passamos à atividade seguinte dos alunos de Segunda em diante:
Geografia e Língua Portuguesa


Os alunos de Jardim, Pré e primeira série também não realizaram essa atividade, só voltando a participar do projeto na fase onde iniciam-se realmente os assuntos à respeito do Parque Saint Hilaire / Lange.
Continuando com o projeto, os alunos localizaram nosso município no mapa do Estado e estudaram o texto abaixo:


Geografia / Língua Portuguesa


No dia 12 de agosto, os alunos da turma da quarta série, realizaram um passeio de observação ao Parque Florestal Rio da Onça, no Município de Matinhos, para entrar em contato direto com uma unidade de conservação ambiental, observar espécies da fauna e da flora da região além de receber outros conhecimentos teóricos e práticos com o monitor do parque.

Antes mesmo de sair da escola, os alunos realizaram uma dinâmica para entrar no ônibus: a professora utilizou dois pedaços de barbante, em frente à porta do ônibus, e colocou aos alunos que aquele era o trecho de um rio que os alunos iriam ter que atravessar de alguma forma para poder entrar no ônibus, porém não poderiam repetir a forma de atravessar o rio e teriam que usar sua criatividade.

As respostas foram as mais diversas e a cada um que entrava ficava mais difícil a entrada do seguinte sem poder repetir a forma.

No final, alguns acabaram com modos semelhantes de atravessar o rio!

O trajeto até o parque levou cerca de vinte e cinco minutos de ônibus e os alunos foram observando a cidade de Matinhos.

(acompanhe os próximos capítulos do projeto...postagens realizadas normalmente de segunda à sexta-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário