Meio Ambiente (3)- Justificativa

JUSTIFICATIVA

Em 23 de maio de 2001, o Presidente da República sancionou a lei nº 10.227 aprovada pelo Congresso Nacional que criava o Parque Nacional Saint- Hilaire / Lange, no Estado do Paraná e deu outras providências.

Por lei, o terreno da escola faz parte do entorno protetivo, assim como as comunidades dos bairros ...e parte do bairro..., de onde provém a clientela escolar. Além disso há famílias de alunos que residem dentro do parque, e nesse sentido o que impera é a desinformação. A população com baixo grau de escolaridade, possui poucos conhecimentos sobre leis de preservação ambiental e possuem muitas dúvidas com relação ao que se pode e o que não se pode fazer na área do parque e em seu entorno.

Isso tudo deu origem à parceria da escola com o IBAMA: De um lado, eles, dispondo de poucos recursos logísticos e humanos para informar a população sobre seus direitos e deveres em relação ao parque, de outro lado, a escola, interessada em trabalhar o projeto com o tema Meio Ambiente, foi um casamento perfeito!

Ouvimos seus anseios quanto à informação da população, e analisamos o projeto ambiental trazido por eles para ser aplicado na escola. As várias idéias que deram, aliadas ao material de apoio que nos disponibilizaram e à um grande trabalho de pesquisa, deu origem ao projeto: preocupado pedagogicamente com a didática e o currículo, e interessado na formação ambiental dos alunos, através de atividades teóricas (para trazer conhecimento) e práticas para a averiguação da verdade da teoria, intercâmbio de conhecimento (através de pesquisas de campo) e propagação de idéias (esclarecendo a família quanto à mudanças de comportamento e sua importância para o ambiente).

Além disso, a preocupação com a reflexão sobre a realidade e a busca junto aos alunos de soluções para modificá-la, encontra-se presente no projeto, buscando nos alunos, a responsabilidade social e ambiental que esperamos que tenham não só durante o período em que o projeto esteja em execução, mas que levem esse conhecimento e essa responsabilidade para a vida, na busca de construir um futuro mais justo e harmonioso nessa relação de interdependência que o homem possui com o meio ambiente.

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