Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

Passando uma reportagem para um documento de word

Agora que você já aprendeu a usar o google para fazer suas pesquisas de informação, vamos aprender a formatar em documento de word, um texto jornalístico, mantendo a configuração de colunas (para que seu documento se pareça com uma página de jornal).
A matéria na internet normalmente é assim: Ela não tem essa preocupação com colunas, pois a página de internet não é como o jornal impresso.
Quando colocamos em documento de word, fazemos com que fique parecido com uma página de jornal usando recursos de formatação. Recursos simples que vamos te ensinar agora.
A formatação da reportagem acima ficou assim:
Usaremos as imagens de ilustração do word 2007. Caso você tenha um word em versão anterior, fique atenta ao nome do local de entrada, pois o layout dos dois words são diferentes. O word 2003 (versão anterior) tem a página com informações mais simples, mas de qualquer forma, ambos fazem o mesmo serviço.
Quando você abre o word, a página que aparece é semelhante à essa:

Em cima, está escrito documento 1, porque você ainda não deu um nome para ele, normalmente o documento aparece na vertical.

A primeira providência é deixar a folha na horizontal, então vamos entrar em:

>>layout de página

>>orientação

>>paisagem Agora a página que estava em pé, vai aparecer deitada na folha:

Antes de começar a edição do texto propriamente dita, vamos mexer nas margens.

fazer isso é muito simples, coloque o mouse bem na divisa da parte branca com a azulzinha na regua da lateral e em cima, como mostram as setas lilazes.
Quando o mouse encontra a junção ele fica com duas setas uma para cima e uma para baixo, exatamente nesse ponto você segura clicado e arrasta.
Arraste as margens até aproximadamente o espaço marcado em vermelho.
Todas as quatro margens.
Se voce ainda não tem muita habilidade com o mouse, pode fazer isso no campo margens, clicando em margens personalizadas e alterando. Porém, a intenção de nossas explicações é justamente que você aprenda a fazer as coisas do jeito mais rápido! Alterada as margens vamos começar a digitação do nome do caderno e da manchete.
O nome do caderno você digita normal:
Agora para fazer a Manchete, vamos inserir uma forma, não precisa ser caixa de texto. Pode ser qualquer forma, veja:
>>inserir
>>formas
>>retângulo: Clica no retângulo, vai com ele onde quer que comece a desenhar, arraste o mouse clicado até que fique na forma que você quer. Depois, dentro dele, clique com o botão direito do mouse para adicionar texto, veja:

Então aparece o cursor dentro da caixinha e você digita:
para mudar o tamanho da fonte e a fonte em si, selecione, clicando o mouse e arrastando e vá em:
>>início
>>o numero 2 indica onde estão as fontes, e você escolhe qual vai querer
>>o numero 3 indica o tamanho da fonte quando o texto está assim selecionado e você vai passando pelos numerais, já vai aparecendo como vai ficar, a mesma coisa quando você vai passando o mouse pelas fontes.
Definido a manchete, clique com o mouse fora da caixa onde ela está, como se fosse começar a escrever o texto embaixo da forma.
Se o mouse ficar embaixo da forma e quando você clicar ela descer, é só clicar sobre as linhas e arrastá-la de volta para cima.
Quando chegar com o mouse na posição inicial conforme a imagem abaixo, vamos colocar as colunas. O cursor tem que estar piscando aproximadamente onde está marcando o ponto vermelho. Então agora vamos às colunas:
clique em:
>>colunas
>>mais colunas Uma caixa aparece com as opções que vamos selecionar:
>>três colunas que podemos mudar o numero onde aparece o 1 em vermelho ou clicar na opção onde está a flecha (dá no mesmo)
e vamos mudar a aplicação, pois não vai ser no documento inteiro, será deste ponto em diante (lembra que falamos que o cursor tinha que estar para baixo da caixa da manchete? se ele não estiver ali, as colunas vão ficar fora do lugar. Na primeira não tem problema mas quando passar para a segunda daí vai ter trabalho para arrumar.
Dando ok e então com 3 colunas vamos começar o texto.
O que fazer agora?
Imprimir a página da internet?
Ficar olhando pedacinho por pedacinho para redigitar?
Não. Vamos ao texto da internet, selecionamos (para selecionar é só posicionar o mouse em cima, clicar e arrastar, tudo que está selecionado vai ficando azul). Quando selecionou toda a parte que tem interesse, clique em cima do texto selecionado com o botão direito do mouse e clique em copiar, como abaixo:
Isso que você copiou, vamos no nosso documento de word, clicamos com o botão direito de novo e clicamos em colar:

Então o que você copiou vai aparecer no seu documento. Como a fonte é diferente da sua formatação, aconselhamos que você redigite. Como fazer isso? Posicione o mouse onde está a marcação em vermelho e vá dando enter para esse texto colado descer um pouco. Volte o mouse na posição inicial e comece a digitar: agora o que você vai escrever está ali embaixo e você vai olhando e pode digitar muito mais rápido!
Depois, vá apagando o que já escreveu e repita o mesmo processo para colar outras partes do texto para poder redigitar com mais rapidez.
Simples né? Muito simples!
Talvez se você não tiver prática de digitação ou não saber direito os comandos, no começo tudo seja mais demorado, mas tudo é uma questão de prática, e tudo nessa vida se aprende.
É só ter paciência e persistência e com o tempo, as notícias do mundo, estarão presente nas suas aulas com muito mais facilidade!

Terminado o texto, se sobrou muito espaço, você pode aumentar a fonte, ou mudar a letra para que fique melhor distribuído na folha. Pode também mudar o espaçamento dos parágrafos. Para fazer isso clique em:

>>início
>>parágrafo
e você pode aumentar o espaçamento depois onde está marcado de lilás
e também o espaçamento entre linhas para 1,5 ou duplo para que seu texto fique melhor distribuído na folha.
O último trabalho é colocar a fonte, endereço e para isso alinhe o texto à direita, como mostra a imagem abaixo, depois...
é só imprimir e usar!
Experimente!Quem nunca tenta também nunca consegue!
E se ficar alguma dúvida, é só perguntar que responderemos para você!

Na próxima postagem do tema Informática para professores, você vai aprender a inserir uma borda pronta (documento de imagem) em suas atividades.
Continue visitando nossa página!
abraços...

Um comentário:

  1. Foi muito útil!
    Utilizei para acrescentar uma reportagem ao meu trabalho.

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