Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

Meio Ambiente (19) Desenvolvimento

Continuamos a postagem de hoje com produções dos alunos:





















A turma do pré escolar realizou nova atividade sobre os animais, onde deveriam pintar os espaços com pontilhado para descobrir os animais escondidos:

Os alunos da primeira série realizaram nova produção de texto, desta vez, falando sobre o sapo:

A questão da produção de texto para os alunos de primeira série é um ponto muito importante, porque nessa fase do ano, o aluno tem que colocar em prática ( ou seja, no papel) todos os conhecimentos que adquiriu durante o ano letivo, e corrigir ou aprender pontos importantes da escrita. Assim quando entram nessa fase, é comum a escrita das palavras todas junta( falta de separação devido à alfabetização em letra caixa alta) e a professora tem o dever de reestruturar toda a escrita do aluno para que ele aprenda a escrever corretamente. Assim na realização das atividades, primeiramente o aluno escreve a frase do modo que acha correto e em seguida a professora ensina o aluno a escrever corretamente abaixo de sua escrita.

Nesta fase, exatamente nesta página da estruturação do relatório, aconteceu algo que me deixou de cabelo em pé: o computador pifou! Ele simplesmente não queria mais funcionar, ligava, mas não carregava os programas. Até que o técnico apareceu, se passaram dois dias, e eu na contagem regressiva para a entrega do relatório fui começando a ficar apavorada. Quando o técnico veio, a má notícia. Após algumas tentativas inúteis de fazer o computador funcionar ele em um primeiro parecer, imaginou que seria problema na placa-mãe, ou seja na principal peça do computador. Isso só aumentou o meu desespero pois até que essa placa fosse comprada pela prefeitura e trocada, eu provavelmente perderia o prazo da entrega do relatório. Então sugeri ao técnico que colocasse o meu HD ( pois nele estão todas as fotos tiradas das realizações de atividades e passeios do projeto ) e colocasse em uma outra CPU para que eu pudesse continuar a trabalhar. O computador foi levado, e graças à um milagre de Deus ( que é pai, não é padrasto), ele chegou no laboratório funcionando!!!Milagre!!!! O técnico disse que deve ter sido um problema de contato entre as peças e que nas batidinhas do caminho as peças se reencaixaram sozinhas.

Ufa! O susto foi grande. Mas agora posso continuar meu trabalho e editar tudo o que falta pela frente!...

Ainda dentro do assunto reciclagem, os alunos do grupo 2 estudaram o texto abaixo e realizaram as atividades. Desta vez, a integração com a matemática se deu através dos dados numéricos do texto, que deram origem a situações problemas:

Ciências / Língua Portuguesa/ Matemática

As atividades a respeito do texto são essas:


ATIVIDADES DO TEXTO
Reciclagem de vidro ajuda a Santa Casa

Escreva quanto pesa:
1 tonelada-
2 toneladas-
6 toneladas –

Se em um ano a Santa Casa conseguiu arrecadar 1700 toneladas de vidro, quanto ela arrecadará em 8 anos?


Se 1700 toneladas rendem para a Santa Casa R$45.000,00. Quanto ela conseguirá arrecadar em 4 anos?


Quanto ela conseguirá arrecadar em 6 anos?


Quanto ela conseguirá arrecadar em 10 anos?



Os alunos do pré escolar realizaram na seqüência dos seus trabalhos, uma atividade com pintura de árvores, estudando as diferenças de tonalidades (uso de verde claro e verde escuro) e a questão de quantidade ( no caso, de flores:



A questão da reciclagem, é muito ampla, permite uma exploração em vários aspectos e tem sido motivo de muitos trabalhos na escola. Os alunos estudam textos teóricos, realizam atividades escritas e na parte da ação, trazem lixo reciclável para a sala de aula. Esse material, principalmente o papel, que também tem sido acumulado nos trabalhos internos da secretaria da escola, darão base à futuras atividades práticas de reciclagem, e isso já vem sido anunciado aos alunos que ficam sempre empolgados com a notícia de alguma atividade nova.

Outra coisa que despertou muito interesse dos alunos foi a parceria que a escola realizou com a Associação de Capoeira Zoeira Nagô do município de Matinhos ( nossos vizinhos), que se comprometeu à uma aula semanal com os alunos de terceira e quarta séries, (que são realizadas nos dias de sexta-feira). Os alunos aguardam ansiosamente esse dia da semana e participam ativamente da aula.

O objetivo desse grupo é executar o projeto “A prática da capoeira na sensibilização ambiental” : tudo a ver com nosso trabalho! As músicas cantadas na roda são de cunho ambiental e trazem lições de cidadania e preocupação com o meio ambiente.

As aulas começaram no dia 09 de setembro e abaixo alguns momentos da primeira aula com o professor (Presidente da Associação e instrutor).





A aula sempre começa com alongamento, e antes da primeira aula prática, o instrutor conversou um pouco com os alunos em sala de aula onde abordou os assuntos:
. o que era a capoeira;
. sua origem;
. objetivos da aula;
. e pediu a colaboração dos alunos em relação ao bom comportamento.

Os alunos saíram da aula bastante satisfeitos, e o professor aprovou o comportamento dos alunos às suas ordens. Desta forma, temos certeza que a parceria entre a escola e o grupo trará vantagens à ambos: à nós que desejamos aumentar o interesse dos alunos pela natureza e por sua conservação e ao grupo que almeja alcançar bons resultados com seu projeto.

Continuando os trabalhos, os alunos da turma do pré escolar, realizaram a atividade a seguir, onde deveriam ligar cada elemento à sua sombra:

Um dos instrumentos que mais auxiliaram tanto na confecção das aulas quanto na edição do relatório, foi o scanner. Alguns dão pouco valor à ele, mas educacionalmente falando ele é maravilhoso, pois através dele, abrimos um livro qualquer com uma atividade que seja do nosso interesse, capturamos e mandamos para o computador e dependendo da disponibilidade de tinta de computador, já se faz a impressão na quantidade de cópias desejadas. É o futuro do mimeógrafo, que por mais que as coisas evoluam nesse mundo, insiste em continuar nas escolas sem perspectivas de ser substituído. Aqui, pelo menos em relação ao projeto, o futuro já chegou, e isso nos deixa muito alegres...
O grupo 2, continuou a estudar sobre a reciclagem com o texto abaixo, que foi transformado em cartaz para a realização da aula e em seguida afixado no pátio para acesso de todos os alunos e pessoas que se interessarem:

Em seguida, realizaram as atividades abaixo:

1. Por que devemos conscientizar para a economia de materiais escolares?

2. De onde é retirado o alumínio de que são feias as latinhas?

3. Quais são as conseqüências deixadas pelas minas à natureza?

4. Escreva as matérias-primas dos materiais abaixo e escreva na frente: sim para reciclável e não para não-reciclável:
papel alumínio
garrafa PET livro
carteira cadeira
cerâmica vidro


A formação da consciência do não-desperdício é super importante para atender os objetivos do projeto em relação à preservação da natureza, porque normalmente o que acontece é que tenta-se mudar o mundo sem mudar a si mesmo. De nada adianta tentar conscientizar uma comunidade a não desmatar, a não matar os animais, e continuar desperdiçando folhas de cadernos com bolinhas de papel para brincar e jogar no lixo! E esse foi o principal objetivo dessa aula: fazer com que os alunos entendam que suas ações contribuem para a degradação da natureza, por mais simples que ela seja!

A próxima atividade de produção de texto dos alunos da primeira série foi a respeito do pato:



A cada dia que passa as produções da primeira série assim como a qualidade da primeira escrita vão se aprimorando, e esse é o objetivo!

Saindo um pouquinho do tema reciclagem, os alunos do grupo 2, estudaram o texto a seguir e realizaram as atividades que foram pedidas:

Ciências / Língua Portuguesa

O solo contaminado provoca doenças

Algumas pessoas são portadoras de vermes adquiridos pela água ou pelo solo contaminados. Os vermes depositam seus ovos no intestino das pessoas infectadas. Esses ovos saem juntamente com as fezes. Acontece que na casa de algumas pessoas não há esgoto e elas acabam fazendo suas necessidades no solo. É aí que mora um grande perigo: esses ovos podem cair no solo e na água. Se as pessoas entrarem em contato com esse solo e usarem essa água poderão ficar com verminoses, como por exemplo, a ancilostomose vulgarmente chamada de amarelão. Os ovos do verme que provoca essa doença, a ancilostoma, ao encontrarem solo úmido, desenvolvem-se e se transformam em larvas.
As larvas são capazes de penetrar através da pele das pessoas, principalmente pelos pés.
Levadas pela corrente sangüínea, essas larvas chegam até o intestino, onde se transformam em vermes adultos.
Você adivinha o final dessa história?
Se você pensou “Ah! Não! Vai começar tudo de novo?” você acertou, pois o verme adulto bota ovos, que vão sair pelas fezes e o final você já sabe como é.

FIQUE ANTENADO
Verminoses são doenças causadas por vermes que sobrevivem como parasitas no organismo dos animais. Parasitas são seres vivos que vivem às custas de outro ser vivo, causando-lhe prejuízo.
Leia a seguir alguns dos sintomas que o amarelão causa:
. fraqueza;
. enjôos;
. dores de barriga.
Essa verminose causa anemia nas pessoas e as deixa com uma cor pálida e amarelada. Por isso o nome “amarelão”.
A anemia é a diminuição dos glóbulos vermelhos que fazem parte do organismo.

ATIVIDADE PRÁTICA
*divida a sala em equipes;
* produzir cartazes explicando como as pessoas podem se contaminar com o ancilóstomo;
*apresentar medidas para evitar a verminose: como não evacuar no solo, andar sempre com sapatos ou chinelos.




A seguir, alguns momentos da produção dos cartazes:





Os cartazes produzidos pelos alunos ficaram em exposição na própria sala de aula deles. O objetivo da atividade era fazer os alunos perceberem que o homem provocando a poluição do solo, prejudicará a si mesmo, pois entrando em contato com o solo contaminado, estará sujeito a doenças em seu organismo.

Mais um motivo para se preservar o solo, pois se ele estiver preservado, evitará doenças para as pessoas!

O trabalho coletivo, também é outro aspecto muito abordado no projeto, principalmente entre os alunos do grupo 2, que, já na pré-adolescência precisam aprender a se relacionar melhor com seus companheiros de sala.

O pré escolar realizou a próxima atividade junto com os alunos do Jardim II que ficaram um pouco de fora do projeto durante os últimos dias:. O objetivo da atividade era o desenvolvimento das noções de dentro e fora, em cima e embaixo além da pintura do desenho observando as linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário