Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

Meio Ambiente (17) Desenvolvimento

Os alunos do jardim II, já realizaram com a professora, várias conversas a respeito da natureza do parque, e um dos animais que as crianças afirmam que existe no parque é o papagaio, por isso elas realizaram a atividade de contagem dos papagaios da figura abaixo e após a pintura livre:


A direção da escola, providenciou as caixas para a coleta de lixo reciclável trazido pelos alunos conforme pode-se observar abaixo:


Em relação à campanha de reciclagem, foi dada aos professores as orientações abaixo, conforme caderno deles:

REALIZANDO CAMPANHA DE RECICLAGEM

Conscientizar os alunos da necessidade da reciclagem de materiais que assim o permitem.

Identificar oralmente junto com os alunos quais os materiais que podem ser reciclados e preparar no fundo da sala três caixas de papelão para recolher o material reciclável que os alunos deverão trazer de suas casas à partir de amanhã.

Explicar aos alunos que todo o lixo reciclável que for trazido à escola será encaminhado à uma usina de reciclagem, beneficiando o meio ambiente, uma vez que não é feita coleta seletiva de lixo em nosso município.

Conversar com os alunos sobre a importância deste ato uma vez que estamos numa área de preservação ambiental, e incentivá-los a trazer o máximo de lixo reciclável para a escola.



Em seguida, os alunos do grupo 2 realizaram a atividade abaixo, um pouco mais diversificada para sair da rotina:

Os alunos da segunda série, continuam inseridos no projeto, mas devido à troca de horário dos mesmos, e principalmente a necessidade de reposição de muitos conteúdos programáticos fora do domínio dos alunos (conforme constatado em avaliação diagnóstica), todas as atividades do projeto trabalhadas com o grupo 2 tem sido trabalhadas junto à eles oralmente, em forma de discussões e conversas, e não está sendo realizada atividades escritas pela falta de tempo disponível. Em algumas semanas, a situação voltará ao normal e os alunos começarão a desenvolver novamente as mesmas atividades do grupo 2.

As atividades do grupo 2 se seguiram com um passeio de observação ao restante do município. Num dia de manhã, agendamos junto à Secretaria Municipal de Educação um ônibus que levou os alunos aos vários bairros que compõem a nossa cidade, iniciando o passeio pelo bairro Barra do Saí, que localiza-se no extremo sul da cidade. Os alunos tinham como objetivo principal, observar o solo das ruas por onde passavam. Em sua maioria, as ruas eram todas formadas pelo mesmo solo, e de algumas delas, os alunos retiraram amostras para observar melhor na escola.

Os demais bairros visitados foram:
Coroados
Nereidas I
Nereidas II
Vila Eliana
Brejatuba
Centro
Piçarras
Cohapar II

Além disso, conheceram a garagem municipal da cidade, onde são guardados todos os veículos do município.

Os alunos, através de suas observações práticas, puderam concluir que nossa cidade possui solo arenoso, que varia de coloração em algumas partes, e que para construir suas casas, as pessoas fazem aterros, utilizando outros tipos de solo.

Se notássemos grandes variações no solo entre os bairros, pensamos em realizar um mapa do solo do município, mas como todos eram praticamente iguais, a atividade encerrou-se então sem a confecção do mapa.

Seguem alguns momentos do passeio:




Na praia da Barra do Saí, os alunos encontraram bastante conchinhas, aproveitaram encheram uma sacola à pedido da professora de Educação Artística que estava presente e levaram para a escola.
Em outra oportunidade, a professora trabalhou com a confecção de animais com as conchas:















A atividade foi muito proveitosa tanto no que disse respeito ao passeio pela cidade, quanto nessa extensão em Educação Artística. Muitas crianças ficam limitadas à vida da casa para a escola e não tem a oportunidade de saber nem o que existe dentro de sua própria cidade, oportunidades como essa ampliam a visão geral do aluno, assim como mostram que aprender não é sempre uma tarefa enfadonha limitada à rotina de sala de aula.

No dia do passeio os alunos fizeram lanche na Praia Central e aproveitaram o tempo para fazer castelos de areia, atividade muito prática, em se tratando de aprender sobre o solo!



Os alunos da primeira série realizaram nova atividade de produção de texto:




Seguindo os trabalhos, os alunos do grupo 2, tiveram outra atividade lúdica dentro do projeto: um caça-palavras à respeito do lixo:



CASCAS – LATAS- PLÁSTICO – VIDROS – COMIDAS – CAIXAS – RETALHOS – FARELOS - PAPÉIS – TALOS – GARRAFAS – METAL – FOLHAS – JORNAIS – REVISTAS – CACOS- PAPELÃO - TAMPINHAS – SACOLAS.

A professora passou no quadro-negro as palavras acima para que os alunos procurassem no caça-palavras e eles gostaram muito da atividade.

Em seguida, realizaram a atividade abaixo:

Ciências / Língua Portuguesa / Cidadania


Os trabalhos relacionados com essa aula deram origem à entrevista com a funcionária Isabel (responsável pela limpeza da escola no período da manhã:





E também deram origem à produção de cartazes. Neles os alunos colocaram a resposta da pergunta que elaboraram para a Isabel:









Nenhum comentário:

Postar um comentário