Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

Meio Ambiente (14) Desenvolvimento

Em seguida, os alunos do grupo 2 realizaram a observação dos horizontes do solo. O professor fez um buraco no solo e foi identificando junto com os alunos a mudança da textura do solo, à medida que a profundidade ia aumentando. Os alunos foram colocando a mão na terra para sentir a textura e observando também a mudança de coloração:






Os alunos da turma do Jardim II tiveram uma aula expositiva com sua professora de Educação Artística à respeito dos animais que vivem dentro do parque. Junto com os alunos a professora foi averiguando o conhecimento deles nesse sentido e conversou também sobre a extinção e o risco de extinção de algumas espécies.

Em seguida, pediu aos alunos que desenhassem quais os animais que eles acreditavam que morassem dentro do parque e junto com os alunos escreveu os nomes desses animais (para facilitar sua identificação por terceiros).

Como podemos observar nas produções abaixo:





Os alunos do grupo 2 continuaram seus estudos com o texto abaixo:

Ciências / Língua Portuguesa/ Educação Artística



**Para realização desta atividade, os alunos voltaram ao pátio para observarem as colorações dos solos encontrados.



E estudaram também o texto:

Ciências / Língua Portuguesa









No decorrer do projeto, as aulas de educação ambiental tem sido inseridas no currículo dos alunos com atividades envolvendo todas as demais áreas do conhecimento, no caso específico desta aula, o fato da leitura, da interpretação oral da professora junto aos alunos já caracterizaria uma aula de Língua Portuguesa, ainda assim, a atividade de procura de vocabulário no dicionário, enriqueceu a aula além de enriquecer o conhecimento dos alunos que realizam esse tipo de atividade a cada dia com menos esforço, familiarizando-se com esse tipo de pesquisa e com o dicionário em si:



Os alunos da turma do jardim II tiveram outra atividade do projeto. Oralmente a professora comentou com os alunos sobre as diferenças entre os vários tipos de lixo, os lixos recicláveis, e a importância do reaproveitamento de certos materiais para a natureza. Comentou também sobre as doenças trazidas pelo lixo, e a importância de acondicionar o lixo em locais adequados para que o mesmo não atraia moscas e outros insetos, que trarão doenças. Ao término desta aula oral foi pedido aos alunos que pintassem a lata de lixo e desenhassem coisas que as pessoas jogam no lixo:




Sobre a mesma questão do lixo, a turma da primeira série teve também a sua aula expositiva teórica pela professora que colocou todas essas questões para os alunos e como atividade prática os alunos pintaram o desenho da lata do lixo e escreveram frases sobre ela:



Além disso, os alunos da primeira série realizaram uma aula de Língua Portuguesa integrada com Matemática através da atividade abaixo:

À partir desta atividade, os alunos da Segunda série não estão mais fazendo parte do grupo 2, pois devido à problemas internos na escola, os alunos saíram do período matutino para o período vespertino. Desta forma, suas atividades não estão mais acompanhando as atividades da terceira e quarta séries, algumas delas ainda serão semelhantes, mas será dada maior ênfase à produção de texto e desta forma, algumas atividades serão distintas. Assim quando me referir ao grupo 2, será apenas a terceira e quarta série.

Os alunos do grupo 2, realizaram a experiência abaixo:

Ciências


A experiência foi registrada:



Abaixo a mesma experiência na turma da terceira serie:

A experiência foi observada pelos alunos, comentada oralmente após a sua execução mas não foi feito relatório escrito.



A próxima atividade do grupo 2 (3ª e 4ª séries), foi o texto abaixo:

Ciências / Língua Portuguesa




O texto acima, foi usado como referencial teórico para a realização da experiência abaixo, sobre a permeabilidade dos solos, assim os alunos já possuiriam um conhecimento teórico antes de realizar a observação da experiência, aliando seus conhecimentos à prática ( que é um dos principais objetivos do nosso trabalho: ter o conhecimento teórico aliado à prática, para torná-lo mais prazeroso para os alunos e tornar o trabalho interessante e estimulante aos alunos e professores!)


Ciências


A experiência:





Os alunos tem mostrado um grande interesse pelo trabalho. As aulas estão sendo diárias, e os cadernos juntamente com as atividades são levados aos alunos sempre em horários diferentes do dia, dependendo principalmente se ao começo do dia as aulas já estão prontas e colocadas nos cadernos dos alunos. Mas sempre que as aulas são levadas aos alunos dá para perceber a receptividade do mesmo, muitos falam “OBA” como quem diz “que bom que vamos ter aulas do projeto, sempre na ansiedade da novidade do dia”, isso foi um fator determinante no estímulo dos professores, pois sabendo que os alunos gostam das aulas, eles se dedicam mais ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário