Meio Ambiente (13) Desenvolvimento

O grupo 2 continuou seus estudos sobre o tema solo, com o texto abaixo, realizando interpretação escrita no caderno:

Ciências / Língua Portuguesa



Além disso, os alunos do grupo 2 realizaram uma atividade extra que foi a produção de desenhos em quadrinhos, para ilustrar a explicação abaixo, dada pela professora:




Abaixo, algumas das produções dos alunos nesta atividade:




Os alunos do grupo 2, realizaram a atividade produzindo com os trabalhos dos alunos, murais que ficaram expostos em suas salas de aula:



A realização da coleta de folhas foi acompanhada e registrada:



A atividade de decalque, deu origem a trabalhos como estes:




Os alunos do grupo 2 tiveram como tarefa, o dever de recolher amostras de solo de suas residências, para que em sala de aula, juntamente com os demais colegas de sala, fossem realizadas comparações sobre os tipos de solo encontrados nos diferentes bairros onde residem os alunos.

No dia seguinte, cada aluno trouxe uma garrafa descartável com as amostras de solo e analisaram o seu conteúdo. Assim que as análises foram concluídas os alunos preencheram o relatório com os dados sobre a cor do solo e onde foi encontrado.
A atividade seguinte, de algum modo apresentou semelhanças à tarefa que os alunos do grupo 1 tiveram anteriormente, porém desta vez, a coleta de amostras de solo, seria dentro da escola, para que desta vez, o solo da escola fosse analisado.

Primeiramente os alunos foram divididos em equipes e cada equipe ganhou uma garrafa PET transparente de 2 litros.

Os alunos foram levados ao pátio da escola e cada equipe coletou um tipo diferente de solo para encher a garrafa.

Ao voltar para a sala, os alunos realizaram diversas análises quanto à dureza, tamanho, cor e brilho dos grãos. Observaram também se as amostras de solo esfarelavam ou não além de tentar quebrar os grãos com a unha.

As discussões das atividades foram orais, não havendo registro escrito da atividade.

Com os solos coletados para a atividade os alunos realizaram a experiência abaixo:


Ciências / Língua Portuguesa




A experiência foi realizada e registrada em sua execução na Quarta série:





Após a observação da experiência os alunos preencheram o relatório falando sobre o que viram em cada dia.

Os alunos do grupo 2 tem desenvolvido atividades diferenciadas nesta fase do projeto, eles realizaram passeios de observação do solo do pátio da escola, observaram sua textura, se era grossa ou fina e a sua coloração.

Levaram um pouco da areia do pátio para as suas salas de aula para realizarem a atividade abaixo de pintura com texturização de areia.

Seguem algumas produções:

Nenhum comentário:

Postar um comentário