Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
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Aguarde!

A criança do maternal

Aos 2 anos

Aos dois anos, a criança demontra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças.

a) Desenvolvimento físico e motor:
.abre e fecha portas (com o trinco somente);
.sobe e desce da cama sozinha;
.sobe escadas colocando os pés em cada degrau;
.corre relativamente bem;
.participa do ato de despir-se e descalçar-se;
.rabisca numa folha grande de papel;
.encaixar cubos de diferentes dimensões.

b) Desenvolvimento mental:
.identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
.conhece seu próprio nome;
.repete palavras, com alguma correção;
.conta até 3 (por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
.reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses antes;
.forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
.começa a formar frases negativas e interrogativas;
.inicia o emprego do “quem”.

c) Desenvolvimento socioemocional:
.reconhece expressões fisionômicas;
.reconhece a mãe em fotografias;
.compreende ordens negativas e proibições;
.necessita estar sempre ocupada;
.necessita muito da assistencia da mãe ou substituita;
.é negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
.começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil par o seu desenvolvimento socioemocional).

A criança aos 3 anos:

a) Desenvolvimento físico e motor:
.continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetidas;
.sente prazer em correr e pular;
.no desenho, encontra-se na fase de rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
.geralmente tem controle esfincteriano;
.pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;
.pode construir uma torre de nove ou dez blocos;
.pode abotoar, mas não desabotoar.

b) Desenvolvimento cognitivo:
.começa a formar sentenças mais longas, com três ou quatro palavras;
.gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
.só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
.gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
.gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
.pode comparar tamanhos;
.começa a usar números com significado;
.começa a aprender cores e figuras;
.a duração da atenção depende do interesse na atividade;
.pode aprender semelhanças e diferenças;
.pode aprender a seguir ordens de dois passos (duas etapas);
.começa a entender direções (embaixo, em cima);
.interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
.começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
.pode falar até 10, embora só possa contar dois objetos;
.começa a enteder o significado de “mais”.

c) Desenvolvimento da linguagem oral:
.gosta de falar, usar palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
.o vocabulário é geralmente de 750 palavras;
.entende e usa palavras abstratas, como em cima, embaixo, agora, depois;
.expressão comum: “Eu não sei”.
.ri muito;
.gosta de cantar;
.conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;
.responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.
.está mais aberta a falar palavras;
.gosta de elogios e aprovação;
.busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
.torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
.começa a entender o significado de certo e errado;
.gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
.mostra confiança e amor com palavras e ações;
.pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginárias parecem ser bem reais;
.aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc.
.não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
.fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
.aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.






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