Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

Multiplicação com material concreto

As quantidades são representadas com unidades de Material Dourado.




Os círculos confeccionados em EVA representam ou quantidades de vezes representadas.Para confeccioná-lo usei a tampa de um pote para fazer o primeiro círculo maior e depois recortei a olho o círculo de dentro (retirando o miolo).


Os sinais de adição também servem para representar a multiplicação. Confeccionar pelo menos 9 unidades.

Pelo menos 3 unidades de numerais de outra cor para representar a multiplicação e assim diferenciar da adição.


Dois sinais de igual em EVA laranja.


Os moldes dos numerais são fonte arial black tamanho 250 opção contorno (quando você imprimir só aparece a linha de fora),então se imprime, risca e corta o EVA nas quantidades. Pelo menos 9 unidades de cada numeral para trabalhar as tabuadas de 1 a 9. O numeral 6 pode ser usado para 6 ou para 9.














Material Dourado, somente as unidades para representar as quantidades nos conjuntos.






E assim se representa.









Veja a representação da multiplicação 9 x 8, depois se inverteu o posicionamento e organização dos numerais para mostrar a multiplicação 8 x 9 para que as crianças entendam que mudando os fatores, não se altera o resultado.






Tudo é vivo, colorido, as crianças ficam sentadas no chão,observando os movimentos da professora e respondendo as questões formuladas, tornando a aula muito interativa e visual.












A colocação de numerais acima das quantidades faz com que a criança perceba que a multiplicação é a soma sucessiva de fatores iguais e faz com que ela veja quantas vezes o numeral foi repetido, na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário