Influenza -texto e atividades para 3° ao 5° ano

O texto informativo Gripe Influenza H1N1 é indicado para trabalho com alunos de terceiro ao quinto ano. Possui informações importantes sobre a doença e sua prevenção e nas folhas que se seguem, atividades de interpretação, gramática, pesquisa ao dicionário e produção de frases.
O texto assim como todas as atividades foram produzidos em documentos de word, configuração meia página (dois textos numa folha de sulfite) e estão prontos para impressão.
Não é necessário baixar a imagem.
Siga até o final da postagem e baixe as atividades prontas diretamente no link.
Na segunda folha há atividades de interpretação simples e constatação. Assim como a questão sobre o tipo de texto. Analise essa questão com seus alunos oralmente mostrando a diferença entre os tipos de texto para que eles descubram qual a resposta correta.
Na questão sobre as formas de contaminação, os alunos podem dirigir-se ao texto ou escrever com suas palavras, ficando a critério da professora a orientação da atividade.
As questões da página 3 são de interpretação entre linhas e além linhas, discuta com seus alunos as questões, e deixe que eles exponham suas opiniões ou discutam entre si para respondê-las.
Amplie a busca ao dicionário com outras palavras que achar relevante no texto (apenas oralmente) ou proponha um desafio: vamos ver quem vai encontrar primeiro a palavra.
Se os alunos não possuírem prática de pesquisa no dicionário, está aí a oportunidade de ampliar esse trabalho.



A figura do corpo humano abaixo tem por objetivo que o aluno marque que deve desinfetar as mãos com álcool, mas você também pode explorá-la, explicando que deve-se lavar as mãos, porque normalmente colocamos as mãos no rosto, no nariz, no olho e assim, há a contaminação por contato indireto.É hora também de ampliar a questão caso queira, para hábitos de higiene, que evitam a transmissão de outras doenças também, não só a gripe.
A questão sobre aglomeração de pessoas deve ser discutida entre os alunos, e existem muitos lugares onde há aglomeração de pessoas, inclusive na escola. Aproveite para explicar o porquê do adiamento da volta as aulas nos estados do sul e sudeste exatamente para evitar a aglomeração de pessoas e o contato próximo:dois fatores que podem levar à contaminação das pessoas.







Se os alunos não se lembram desse conceito de classificação quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba), aproveite para relembrá-los. Assim como a questão sobre verbos e artigos definidos.





Na questão sobre plural, relembre ou trabalhe o conceito de singular e plural com os alunos.
A questão descritiva sobre evitar beijinho no rosto está relacionada às formas de contagio da nova gripe. Os alunos devem expressar seus conhecimentos e sua compreensão do assunto com suas próprias palavras.



As questões descritivas abaixo também devem levar o aluno a refletir sobre o que aprendeu e externar seus conhecimentos com suas palavras.







A última questão sobre os sintomas da nova gripe, o aluno não encontrará no texto. Aproveite para descobrir se as crianças têm outras fontes de informação e o que sabem sobre o assunto. Não dê resposta, apure o que eles sabem e pode-se até pedir para que realizem uma pesquisa com a família para descobrir a resposta.




Abaixo você encontra todas as atividades em documentos do word, configuração meia página (atividade para dois alunos numa folha), prontos para baixar gratuitamente e imprimir.

Um comentário: